PF desarticula organização criminosa com ações no Sertão de Pernambuco e em São Paulo
Postado 02/04/2025 11H15

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2), a Operação Ostentação, visando desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico de entorpecentes, lavagem de dinheiro e descaminho. O grupo, com base no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, possui ramificações em outros estados do país.
Ao todo, estão sendo cumpridas 28 ordens judiciais expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Salgueiro, sendo 19 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva, com alvos nas cidades de Salgueiro, Araripina e Petrolina, no Sertão de Pernambuco, além de São Paulo e Santo André, no estado de São Paulo.
O objetivo é reunir mais provas sobre a atuação do grupo e prender seus principais integrantes.
O nome da operação, Ostentação, faz referência ao padrão de vida luxuoso e financeiramente incompatível dos suspeitos, identificado durante as investigações.
Investigações
As investigações começaram em 2023, conduzidas pela Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro. Os agentes identificaram um esquema interestadual de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, operado por indivíduos residentes principalmente em Salgueiro e região.
A estrutura da organização incluía distribuidores regionais, operadores financeiros, "laranjas" e até internos do sistema penitenciário estadual.
De acordo com a Polícia Federal, para ocultar a origem ilícita dos recursos, o grupo utilizava empresas e comércios legais, como bares, boates, distribuidoras de bebidas e serviços de transporte. Além disso, a droga era transportada em pequenas quantidades, mas com alta frequência, a fim de dificultar a fiscalização das forças de segurança.
Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, porte e posse ilegal de arma de fogo e descaminho. Se condenados, as penas somadas podem ultrapassar 40 anos de reclusão.
Categoria: